Image Map

Bienal Do Livro In Rio 2013... Eu Vou... E Você?




Bom, desculpem a demora para retomar minhas postagens por aqui, mas estava trabalhando em outros projetos literários e numa matéria que irá em breve ao ar. Entretanto, minha cabecinha já está planejando muitos posts inéditos, para vocês que curtem nossa página, a fim de, compensar o tempo perdido. Sem falar  que, nossas festas de final de ano estão chegando e, eu sempre aproveito essas datas, em meio as festividades com a família e amigos, para dar uma acelerada em minhas leituras. 

Afinal, estou louca para poder ler todos os livros da minha estante e poder comprar mais.Então, pensando no quanto eu queria que meus amigos me dessem de natal, cartões presente de livrarias - indiretas, queridos. Escutaram, né? Fica a dica. - eu lembrei que, graças a meu bom Deus, nossa Bienal Do Livro Rio será em 2013. - SURTOS DE ALEXANDRA. - O meu mundinho, onde posso andar, andar, andar, entre os pavilhões e, comprar, comprar, comprar, em cada estande. HaHa. Sem contar, a presença de ilustres autores, editores e profissionais do ramo literário, nacionais ou estrangeiros, que fazem deste evento, um marco no ano. Cada livro que você adquire, lhe dá um ar de felicidade.Vou confessar que, prefiro rodar na Bienal à procura de livros da minha listinha do que rodar no shopping para comprar roupas - Não que não goste desta segunda parte, mas a 1º opção ganha indiscutivelmente.

Assim, andava pensando em como começar este post, mas  não conseguia achar algo marcante.Entretanto, quando vi um anúncio na internet, a ideia ganhou vida e, não pude deixar de falar com vocês. Lutei com o tempo para tentar escrever o quanto antes, mas finalmente, consegui passar para o nosso blog.


(Notícia que quase causou a morte desta pessoa que vos fala)


Isso  mesmo que vocês  leram. "Titio Sparks", autor de vários livros que possuem resenhas no blog e de outros "milhões" - meu divo, uma das minhas inspirações - , finalmente, virá para cá. Eu, praticamente, tive uma síncope nervosa quando vi. Entretanto, decidi que vou tê-la depois que pegar o autógrafo - Em "Noites de Tormenta" ou "Diário de uma Paixão" ; ô dúvida cruel. - e tirar uma foto com um dos meus autores preferidos. 

Depois disso tudo, fui correndo no site da bienal, para me informar mais sobre as atrações confirmadas, pois muitas outras surpresas estão por vir.

Como pudemos perceber na notícia, a XVI Bienal Do Livro Rio 2013 começará no dia 29 de agosto e se estenderá até o dia 8 de setembro. Os mediadores prometem novos ambientes de integração com  os leitores e uma grade de programação dinâmica e diversificada. Sem contar, com aqueles programinhas tradicionais, não é mesmo?

 Quem nunca ouviu falar do Café Literário?

 Pelo terceiro ano, será mediado pelo escritor e crítico, Italo Moriconi, que  convidará o público a participar de descontraídos debates sobre livros, estilos e ideias com os mais variados autores, nacionais ou estrangeiros. 

E o Mulher & Ponto ? 

Bom, este espaço terá como mediadora  a jornalista, Bianca Ramoneda, que levará novidades aos bate-papos sobre os mais diversos aspectos do universo feminino que chamaram a atenção de homens e mulheres nas duas últimas edições.

E para quem tem filhos, irmãos, sobrinhos ou qualquer criança pequena dentro de casa, não pensem duas vezes antes de carregá-las junto com os mais velhos, pois sempre há  ambiente dedicado aos pequenos leitores e, desta vez,  a XVI Bienal do Livro Rio prestará uma homenagem lúdica e interativa a Ziraldo, autor que, presente em cada edição, se tornou parte indissociável do evento. Seus muitos personagens inesquecíveis, como Menino Maluquinho e Pererê, ganharão vida por meio da cenografia de Daniela Thomas e Felipe Tassara. 

Lembrem-se de que, criança com livros é criança com imaginação. Incentive desde já a leitura, pois a vida fica mais bonita quando você tem aquele "seu mundinho" para sonhar. 

Como disse, teremos muitas  novidades e, por enquanto, sabemos que dois espaços inéditos prometem surpreender os visitantes. No clima da Copa das Confederações e abrindo caminho para a Copa do Mundo, o Placar Literário, com curadoria do jornalista, João Máximo, será dedicado à literatura de futebol. 

Já os leitores adolescentes terão um novo território: além de, mais uma vez, poderem encontrar seus ídolos no Conexão Jovem, eles conhecerão o Acampamento na Bienal , que, comandado por João Alegria, terá como foco a tecnologia e a cultura de convergência ; o livro que vira filme, que vira game, que vira site, que vira livro -, mostrando que a narrativa faz parte do dia a dia.

 E, como vimos na reportagem, mais de 100 escritores, dos mais variados gêneros e nacionalidades, estarão entre os convidados. Além de Nicholas Sparks, três nomes internacionais já foram confirmados para o Encontro com Autores: Emily Giffin que lançou este ano "Presentes da Vida" (Novo Conceito); Allan Percy, do sucesso de "Nietzsche para estressados" (Sextante); e James C. Hunter, do fenômeno "O monge e o executivo" (Sextante).

 E as surpresas não param de chegar ...

 Além disso, uma parceria com o Instituto Goethe trará seis expoentes da literatura alemã contemporânea e promoverá encontros para trocas de experiências entre autores e profissionais do livro do Brasil e da Alemanha; que será o país homenageado da Bienal em 2013.

Bom, pudemos perceber que esta data promete, não é mesmo??

Eu irei madrugar na porta do RioCentro  e espero encontrar vocês por lá.

 Bom, até o próximo bate-papo.

Espero ter animado com esse "gostinho de quero mais" da Bienal. 

Bjks da Ale!

Ps: Todas a informações deste post foram retiradas do próprio site do evento!
Façam uma visitinha por lá também ;)






2 comentários

  1. ahhhhhhhhhhhhh...tenho que tirar uns dias para ir pro RJ e ir na Bienal...vou puxar muito o saco do meu chefe pra conseguir....rsrsrsrsrsrsrsrsrrsrsrs...e tb arranjar dindin para fazer a minha farra literaria!!!

    ResponderExcluir
  2. Haha! Nem fale, irmã! Estou super ansiosaaaa! Vem simmmmmm! Vamos curtir muitoooo!

    ResponderExcluir