Image Map

Entrevista Exclusiva com a autora Rafa Guimarães



Hoje teremos mais uma matéria exclusiva para o nosso blog! Depois da incrível entrevista com o Secretário de Cultura do Rio, Sérgio Sá leitão (clique aqui para ler), o The Best Words Br decidiu convidar a querida autora e amiga, Rafaela Guimarães. Conheço essa pessoa magnífica e posso afirmar que ela é extremamente doce e simpática e, também respondeu de imediato nosso convite para este bate-papo. Espero que gostem desse tempo proveitoso! Aguardo os comentários! 

*****
Olá, Rafa! Seja bem-vinda ao The Best Words BR!

Muito obrigada por aceitar nosso convite e responder, de bom grado, esta entrevista. Ficamos muito felizes com sua disponibilidade e esperamos que você curta nosso bate- papo. Vamos começar??

1) Você é graduanda em jornalismo e publicidade. O jornalismo é um ramo que exige que você seja antenada sobre o que acontece com o mundo e que exponha as notícias de forma imparcial. E quanto à publicidade, a inovação é a característica fundamental. O que você faz para conciliar as duas coisas? Qual é a sua tática?

R: Jornalismo e publicidade sempre caminham juntos e uma coisa sempre acaba puxando a outra, tanto que eu acho que é muito importante fazer as duas faculdades simultaneamente. São as minhas paixões.

2) Bom, eu tive a honra de poder ser sua parceira de trabalho no site Twilightmomsbr e já fui a eventos em que você foi a mediadora, como na Bienal do Rio 2011. Logo, sei, por alto, que sua paixão pela leitura começou com o auxílio de Stephenie Meyer. Você pode nos contar sobre essa incrível história?

R: Nunca vou me cansar de contar essa história! Afinal, é bom demais poder “voltar” um pouco para esse tempo. Minha vida literária realmente começou com um empurrãozinho de Stephenie Meyer. Aos 15 anos, recebi emprestado de uma amiga, o livro Crepúsculo. Naquela época, eu não lia absolutamente nada de nada, e imaginei que eu demoraria cerca de um ano para terminar aquele livro de 355 páginas. Mas, surpreendentemente, eu o matei em apenas dois dias e nem consegui acreditar que tinha feito isso. Fui comprar o livro sequência, Lua Nova, e novamente terminei em dois dias. Comprei o terceiro, Eclipse, e demorei uma semana por saber que o quarto e último, Amanhecer, ainda demoraria um certo tempo para ser lançado no Brasil. Fiquei completamente vidrada na história e ansiosa por mais. Com isso, eu acabei conhecendo o mundo das “fanfics”, que são histórias originais, que utilizam o nome de personagens de sagas famosas, e acabei por começar a postar, de brincadeira, uma história minha nesse site. Comecei a ganhar seguidores, pedidos para eu postar rápido, meninas de várias partes do Brasil me adicionando no MSN para tentar descobrir mais do que eu iria postar... Até que outras pessoas de Portugal apareceram e eu percebi a proporção que isso estava tomando. Até que, meses depois, o “fim” daquela história chegou, mas eu sabia que não poderia parar alí. E foi nesse momento que eu percebi que tinha escrito um livro.

3) Autora de dois livros - “Cordas Rompidas” e “ Reencontros”- publicados pela Editora Baraúna, você não esconde, como todo bom autor, que seus personagens “falam “ com você. Eles realmente tomam partido da situação e acabam por conquistar nossos corações. Como é a sua “comunicação” com eles? Qual é o seu momento de maior inspiração?

R: Eles fazem o que querem comigo! Realmente os sinto ao meu lado no momento que estou escrevendo, como se eles mesmos decidissem o que eu vou escrever. Na verdade, isso acontece muito. Tenho a ideia do personagem, crio suas características e, quando eu o coloco no papel, ele toma outra proporção. Ao longo do tempo, você acaba por conseguir escrever na hora que você quer, mas tem momentos em que eu preciso parar tudo que eu estou fazendo, pegar uma caneta e um papel e colocar ali, tudo que está na minha mente. Isso acontece muito quando estou escutando música.

4) Como dissemos acima, você batalhou e conseguiu publicar suas obras. Você pode explanar um pouco sobre o enredo de cada uma delas? Há muito de sua rotina, de sua vida, de suas amizades e de você mesma em cada página?

R: Muitas pessoas falam que os personagens são feitos de características nossas. Eu concordo e discordo ao mesmo tempo. No meu primeiro livro, Cordas Rompidas, Lizzie, a personagem principal, sofre um acidente de carro, a qual a faz perder seus amigos e seu namorado. Ela se fecha para o mundo, não deixa ninguém se aproximar e vive sozinha em seu dormitório da faculdade. Até que aparece o Greg, um estudante de arquitetura que, acidentalmente, terá que dividir o dormitório com a Lizzie. Como eu disse anteriormente, o jeito mais quieto da Lizzie, essa necessidade de estar sempre quieta e de um jeito mais sofrido, é completamente diferente do meu. Claro, sempre pegamos algo e complementamos dentro das páginas. Agora, em Reencontros, eu MORRO de vontade de ser parecida com o Thomas. É o cara sagaz, que tem sempre uma resposta engraçada para tudo, inteligente e sensacional. Já a Kristie, dá uns escorregões que dá uma mega vontade de puxar a orelha. Mas continua sendo o jeito dela. Também gostaria de conseguir ter algumas atitudes que ela tem.

5) Você se autodeclara como bookaholic e cinéfila. Assim, você já fez sua listinha de compras para a Bienal Rio 2013? Qual é o tamanho dela? E quantos aos filmes, sei que você aprecia o simples ato de ir ao cinema, mas qual é o seu gênero preferido? Há algum filme ou livro que você passará para que os seus futuros filhos vejam ou leiam?

R: Minha lista de livros e filme nunca tem um fim! Meus amigos falam que, todas as vezes que eu passo no shopping, eu saio com um livro novo em uma mão e um copo de café gelado em outra. Já tô economizando horrores no cartão de crédito para viver em dívidas felizes após a Bienal do Livro. Ah, eu adoro um suspense, comédia romântica, ação... Acho que gosto de tudo! Nossa, tem tantos livros e tantos filmes que eu gostaria de mostrar para meus filhos... Não tem como enumerar tantos!

6) Amante do que faz e feliz com a escolha de sua profissão, a Rafa Guimarães só aparece sorrindo em suas fotos das redes sociais. Entretanto, se você tivesse que escolher outra carreira, qual seria ela?

R: Cinema! Sou fissurada por esse mundo maravilhoso! O “por trás das câmeras” me chama muito a atenção. Quem sabe eu ainda não começo uma faculdade de Cinema?

7) O mercado editorial é muito concorrido, mas quando se tem talento, a obra ganha destaque. Qual foi sua melhor experiência como autora?

R: A minha melhor e mais emocionante experiência como escritora foi poder lançar meu segundo livro na Bienal de São Paulo, em agosto de 2012. Foi impossível conter as lágrimas quando cheguei ao pavilhão, quando vi meus livros dentro do stand da editora, quando finalmente coloquei o crachá com meu nome e com um “autor” acompanhado. Nossa, foi perfeito e maravilhoso.

8) Com um certo tempo de caminho profissional, você já aprendeu diversas coisas com pessoas mais experientes. Qual seria a dica que você daria para os aprendizes da escrita, do jornalismo ou da publicidade?

R: Uma das coisas mais importantes da vida é ter amor pelo que se faz. Em todas as minhas escolhas, eu possuo esse sentimento. Tanto pela escrita, como o jornalismo e publicidade. Dinheiro é importante? Claro que é, mas quando se ganha com algo que você adore fazer, deixa um pouco de ser um “trabalho”. Claro, nenhum caminho é fácil de ser seguido. Mas tendo esse tipo de sentimento, garanto que fica muito melhor.

9) Depois do sucesso dos seus escritos, podemos esperar mais “cheiro de livro novo” da queridinha da literatura nacional? Se sim, você tem algum spoiler para nos contar? Fique tranquila, pois só nós vamos saber. Haha!

R: Claro que sim! Não consigo parar! Meu projeto principal é a continuação de “Reencontros”, “ Recomeços”. Também estou no processo de criação de uma trilogia circense, mais puxada para um lado sobrenatural... Muitas e muitas ideias!

10) E para encerrar nossa entrevista, você poderia descrever em uma palavra, o seu amor pelos livros?

R: TUDO! :D


             Bom, obrigada por dedicar uma parte de seu tempo para conversar conosco, Rafa.

                                              Muito sucesso e realizações em 2013.

                                               Abraços da Equipe do TBW BR.


****

Adorei fazer mais essa entrevista. Sempre fico ansiosa com a resposta das pessoas e amo soltar minha curiosidade acerca delas. 

E vocês curtiram a Rafa??? Claro, né? Então, que tal segui-la no twitter para saber das novidades  sobre seu mundo literário?

Clique aqui para seguir o Twitter da Rafa; aqui para seguir o meu pessoal; e aqui para curtir a fanpage do blog!

Ps: Não deixem de adquirir os dois livros dessa autora. "Cordas Rompidas" e "Reencontros" já estão nas melhores livrarias do país  e você não vai querer  o autógrafo dela, num próximo evento em que ela estiver presente, não é mesmo?

Então, corra o mais rápido possível ;)
 
Bjks da Ale!

Nenhum comentário

Postar um comentário