Image Map

Tic Tac: A ansiedade pela volta às aulas!


  

O relógio começa a acelerar, os nervos começam a aflorar e ansiedade estoura sem avisar. Por que isto? 

As aulas estão prestes a começar!

  Depois de um tempo de descanso e de lazer,  a rotina voltará para o seu devido lugar. A correria, as preocupações e o ritmo acelerado, entre uma atividade e outra, se agarrarão à nossa vida. A ansiedade é a característica comum  entre todas as pessoas que passarão por isto, mas esta experiência tem um significado diferente para cada um.


Têm aqueles que passarão pelo portal da escola pela primeira vez. Como não ter medo? Como não ficar inseguro? Como não tentar se agarrar na barra da saia da mãe? 

Eu me lembro que no meu primeiro dia de aula, reclamei para minha mãe que estava com sede e ela disse que levaria uma garrafinha no dia seguinte, para evitar o problema. Como prometido, ela levou, mas eu não estava pronta e nem satisfeita. Aleguei que estava com sono e ela, rapidamente, entendeu minha desculpa e, apenas alegou que não poderia levar minha cama para escola. Várias perguntas devem ter passado por minha cabeça. Por que eu teria que largar meu lar para ficar num ambiente desconhecido, sem saber se iriam gostar de mim ou não?

   E são nessas horas que o colo da mãe se torna mais aconchegante do que nunca. Com aquele olhar terno, com aquele sorriso sincero, com aquela conversa gostosa e sábia, elas sempre acertam e nos fazem entender que precisamos caminhar um pouco sozinhos. Não completamente, pois teremos profissionais experientes, os "tios e tias" do primário, que nos ensinam a escrever, ler e a pensar. E, sem contar, com o apoio do lar: o auxílio com o dever de casa, as perguntas sobre como foi o dia e tudo aquilo que torna a escola muito menos aterrorizante do que ela parece ser.



Tem outros que têm outras preocupações. Vestibular, Ensino Médio, Simulados, Testes, Provas. Muitas coisas que chegam a dor de cabeça; causar noites mal dormidas; unhas ruídas; sonhos com fórmulas, verbos e teorias. Coisas que, a princípio, são infinitas e sem sentido, mas que com o tempo, nos mostram todo o peso de sua importância e que dão o rumo para o nosso futuro. É nosso empenho que traça nosso caminho. Mesmo árduo é recompensador.


 Mesmo cada um tendo o seu motivo de impulso, muitas coisas são parecidas. Afinal, quem não se anima para comprar os matérias escolares e testar antes das aulas começarem?  


 

Quem não se encanta com a possibilidade de conhecer novas pessoas? Novas histórias? Novas experiências? De sentir aquele friozinho na barriga na hora de se apresentar ?  
E, quem sabe, de construir uma amizade para a vida inteira? Amigos são os anjos que habitam nossa vida na terra, para nos auxiliarem nas horas difíceis da vida. E a escola não seria uma delas?

 

E quem não tem uma alma Nerd dentro de si? Eu tenho. Você tem. Todos nós temos. E, por isso, compartilhamos o amor pelos livros, pela escrita e pelo aprendizado.




A ansiedade é normal. Natural. Faz parte da vida. Talvez seja por isso que sonhemos acordados.



Que nos preocupemos com coisas banais


e que podem ser resolvidas com um simples ato de repensar. 


Sei que às vezes desanimamos; que queremos o colo da mãe, independentemente da idade que temos;  que as situações parecem complicadas; e que você, muitas vezes, se acha sozinho ou o único ser diferente do mundo. Entretanto, querido leitor, saiba que enquanto existir um livro, um professor, lápis e papel, você será livre para soltar sua alma Nerd pensadora, pois eles são os tesouros mais preciosos que existem.


Não deixe a ansiedade te pegar desta vez. Relaxe e curta o momento de sua entrada na escola, faculdade e afins. Sendo Novato ou Veterano, seja você mesmo e mostre que as pessoas podem gostar de você do jeito que você é, pois não podemos mudar o mundo se mudarmos, a nós mesmos, por outras pessoas. 




 Bom, acho que era isso que eu tinha para falar. Afinal, não posso demorar muito porque tenho que consertar o estrago que fiz em minhas unhas pela a ansiedade das aulas. O relógio não para - TIC, TAC - e, por isso, segunda já está aí, me esperando para me empurrar para o "desconhecido".

 Espero que tenham curtido nosso tema, pois fiz baseado em minhas próprias experiências.
Que tal compartilhar sobre o seu primeiro dia de aula ou algum outro marco da sua vida estudantil? Espero os coments!
Bjks da Ale!

Nenhum comentário

Postar um comentário