Image Map

Papo de autora com Ana Beatriz Brandão! #7



CRÍTICA É RUIM, MAS PITI É PIOR!!!

Todos têm que amar meus livros, todos têm que amar o que eu falo, todos têm que me amar, ou me jogarei no penhasco profundo da depressão!


A coisa que mais vejo/leio por ai são pitis de escritores por causa de críticas que recebem sobre seus livros. Sei que é difícil ler que alguém odiou o que você demorou tanto para criar, dedicou tanto tempo e carinho, mas vamos cair na real, né? Nem todo mundo pensa como você, nem todos acham o que você acha, e todos têm direito a sua opinião, desde que seja coerente e respeitosa.

Sempre que falam do Sombra de um anjo, todos me dizem que o livro é muito bom, mas, uma vez ou outra, recebo críticas sobre a personalidade infantil da Samantha (personagem principal),  e eu concordo plenamente, ela é mesmo! Mas convenhamos, eu escrevi esse livro aos 13 anos, normal que ela fosse mais infantil, então, agradeço a crítica e foco no lado positivo,  a usando como aperfeiçoamento.

Aprendi que, nessa vida de exposição, estamos sujeitos a tudo: a ganhar elogios e a receber críticas. Então, temos que estar preparados, fácil não é, mas com o tempo e o amadurecimento, vamos aprendendo a lidar melhor com isso. O que eu sugiro é que, quando lerem que alguém não gostou do que você escreveu, antes de sair acabando com a pessoa, conte até 1000, saia da internet, vá ler um livro, ver um filme, fazer qualquer coisa, mas não responda na hora pra pessoa. Nada que é feito no calor do momento é bom.

Eu acho super chato ver um escritor acabando com uma resenha feita por um blogueiro, só porque ele não gostou do que a pessoa falou do livro. Teve até um caso recentemente que o escritor convocou os fãs dele para atacarem um blogueiro por causa disso. PARAQUETAFEIO!!! Eu achei uma atitude horrível! Volto a falar, todos têm direito a uma opinião, seja ela favorável ou não...desde que seja exposta de forma respeitosa, acho válido.

Então escritores e aspirantes a escritores, aprendam a lidar com as críticas, não sejam reativos a elas, tentem sempre ver o lado positivo e transformá-las em ferramenta de aprendizado. Saiba que você NUNCA vai agradar a todo mundo, você NUNCA receberá só elogios, então foco nas coisas boas e não desistam de escrever.

Beijo com asas de anjo!

***

Oooie, gente!

E, agora, voltamos com a coluna da nossa linda Ana Beatriz Brandão! Iuuuuuuuuh!

Podem me culpar pela demora, mas, a partir de hoje, não vou fazer mais vocês esperarem tanto pelo post da anjinha mais linda da nossa literatura!

Eu adoreiii essa dica e concordo plenamenteeeee! Como blogueira, posso dizer que nós precisamos ser sinceros com o público e precisamos dar a nossa opinião verdadeira sobre um livro... cabe ao blogueiro saber falar isso de uma forma educada e cabe ao escritor compreender essa crítica!

E aí, o que acharam do post ? Esperamos os comentários de vocês!

Beijooos da Alê!

Nenhum comentário

Postar um comentário