Image Map

"Os Inconfidentes" - Carlos Alberto de Carvalho


Oieeee, pessoas....como estão??? Espero que estejam bem...

Hoje nós iremos falar de um livro muito legal e que nós sempre ouvimos falar dessa história. Quem aqui não se lembra das aulas de história quando a professora falava da Inconfidência Mineira, de Joaquim José da Silva Xavier e do traíra do Joaquim Silvério dos Reis?? Pois é, meu povo, hoje falaremos de Os Inconfidentes, de Carlos Alberto de Carvalho, que a nossa querida parceira, Universo dos Livros, nos enviou esse mês. Bora conferir???

O livro conta a história de Bárbara Heliodora Guilhermina da Silveira, uma linda mulher que desperta
o interesse de todos os homens da comarca de São João Del Rey não só por sua beleza, mas também por ser uma mulher de fibra. Bá, como gosta de ser chamada, se encanta pelo ilustre poeta Inácio José de Alvarenga Peixoto e entre eles surge uma linda história de amor e cumplicidade.

A vida do jovem casal fluía bem até que a Coroa (como era conhecido o reino de Portugal), decide aumentar cada vez mais os impostos e muitas das vezes levando a falência a maioria dos habitantes de Minas Gerais. Cansados de serem explorados pela coroa, Inácio, com a ajuda de sua esposa, decide junto com outros homens de grande importância da comarca, a criar a conjuração mineira, a fim de fazer o estado de Minas Gerais ser independente.

Porém, eles não imaginavam que no meio de seus membros haveria um grande traidor. Silvério dos Reis, com o intuito de que suas dívidas com a Coroa fossem perdoadas, resolve delatar o grupo, o que leva todos a prisão.

Uma história que todo brasileiro conhece bem, mas trazendo mais detalhes do que de fato aconteceu com uma pitada de romance para dar ainda mais fome de leitura.

Se você gosta da história da inconfidência Mineira, não deixe de ler essa obra maravilhosa que nos ajuda cada vez mais a entender tudo que aconteceu na nossa tão amada pátria.


********************************************************

Achei simplesmente perfeito conhecer melhor a história da inconfidência mineira. Verdade seja dita que na escola eles não aprofundam muito sobre como de fato aconteceu. O autor da obra, Carlos Alberto de Carvalho, com a ajuda da historiadora Raquel de Castro Högemann, conseguem trazer pra gente um pouco mais do que aconteceu em Minas na época da inconfidência Mineira.

Fazendo uma rápida pesquisa pelo Google, achei um desenho que seria possivelmente uma representação de Bárbara Heliodora. De fato, pelo que vi era realmente uma mulher muito bonita...tirem suas conclusões



Desde a época da escola eu já tinha um certo ranço pelo Silvério dos Reis. Sempre detestei x-9, ainda mais quando a causa pra isso é tão ridícula. Nesse livro já nos mostra o quanto baixo esse sujeito é. 
Enfim, adorei saber que o tumulo dele foi destruído...kkkkkk

Encontrei também algumas imagens dos possíveis poemas que Alvarenga teria escrito para Bárbara quando estava no carcere...



Bom, eu adorei conhecer mais essa obra da nossa parceira Universo dos livros e eu espero que eu tenha conseguido deixar todos vocês com vontade de conhecer ainda mais sobre a história do nosso Brasil.

Eu vou ficando por aqui, mas tenham certeza que eu volto, pois amo muito esse nosso cantinho....
Um grande bjo

Flay

Nenhum comentário

Postar um comentário