Image Map

Tempestade: Planeta em Fúria


Hey, gente!
Nathan aqui de novo para falar desse filme sensacional que eu conferi na cabine de impressa dessa semana.


Sinopse: 
A ocorrência cada vez mais frequente de eventos climáticos capazes de ameaçar a existência da humanidade faz com que seja criada uma extensa rede de satélites, ao redor de todo o planeta, de forma a controlar o próprio clima. Apelidado de "Dutch Boy", este sistema construído a partir da cooperação de 17 países é coordenado pelo engenheiro Jake Lawson (Gerard Butler). Após anos de dedicação, ele é afastado da função devido a questões políticas e, em seu lugar, é nomeado seu irmão caçula, Max (Jim Sturgess). Três anos depois, quando a coordenação do "Dutch Boy" está prestes a ser transferida dos Estados Unidos para a ONU, falhas pontuais provocam uma forte nevasca em pleno deserto no Afeganistão e altíssimas temperaturas em Hong Kong, que matam centenas de pessoas. Jake é então convocado para descobrir o que está acontecendo e, enviado para a estação internacional, desvenda uma imensa conspiração ao mesmo tempo em que precisa deixar para trás os atritos existentes com Max.


Sobre o filme:
Se vocês, assim como eu, adoram um filme sobre a destruição em massa da população em decorrência de desastres naturais, não podem perder esse filme! A humanidade precisa de um upgrade mesmo. Brincadeiras a parte, Tempestade: Planeta em Fúria é um filme que vai agradar toda a família. Aquele tipo de filme que você assiste e nem percebe o tempo passar. 

O filme defende bem o gênero ação/catástrofe, trazendo ótimos efeitos visuais e muitas reviravoltas. Além disso, Geostorm (título em inglês) nos apresenta também uma boa narrativa envolvendo jogos de poder político e traição. Temos alguns clichês desses filmes americanos, é claro, mas nada que atrapalhe o desenvolvimento do filme.



Gerard Butler foi uma escalação acertada na minha opinião, pois nos traz momentos divertidos que aliviam a tensão no decorrer da história. No elenco temos também Ed Harris (Apollo 13 e O Show de Truman - O Show da Vida) como o Secretário de Estado Leonard Dekkom e Andy García (Onze Homens e um Segredo e O Poderoso Chefão Parte III) como o Presidente dos Estados Unidos, que vão desempenhar um papel importante no desenrolar da trama.

Gostei de como o filme abordou temas de relacionamento amoroso e familiar dos personagens. A relação do Jake com o irmão é difícil (afinal ele perdeu o cargo de coordenação do projeto da sua vida para Max) e ver a reconciliação ocorrer conforme avançamos no filme foi muito bonito (houve um momento no final do filme que meus olhos até lacrimejaram, amo essa emoção barata que Hollywood proporciona hahaha).

As pessoas com quem Jake teve que trabalhar em sua missão de consertar "Ducth Boy" mostram de maneira bem interessante a diversidade cultural que o filme propõe, mesmo que os personagens não sejam tão bem explorados individualmente. Ainda tivemos um feat. do Brasil no filme, mais especificamente uma cena no Rio de Janeiro, e devo acrescentar que foi uma participação aceitável do país nos cinemas.

Dean Devlin fez sua estreia como o diretor do longa. Ele é conhecido por seus trabalhos como produtor em Godzilla de 1998, Independence Day e Independence Day: O Ressurgimento. Segue o trailer do filme:



Espero que tenham gostado. Confiram o filme e me digam o que acharam!
xoxo, Nathan

3 comentários

  1. Não sou muito fã de filmes de tragédia, mas todos estão falando bem desse filme.
    Vou tentar ir ao cinema para assisti-lo.

    ResponderExcluir
  2. Adoro esse tipo de filme! Verei, com certeza.

    Rita Flôres

    http://paragostardeler1.blogspot.com.br
    http://paragostardelerbrasil.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Muito obrigada pela crítica! Eu sou fã do Dean Devlin, o filme tempestade: planeta em fúria é um dos melhores filmes da sua filmografia, a mescla entre o roteiro e o elenco dá um bom resultado. Recomendaram-me este filme e realmente é muito interessante. É um bom filme para ser visto num sábado, garantida a diversão ao espectador, a escolha do elenco foi chave, superou as minhas expectativas. Adorei!

    ResponderExcluir