Image Map

Extraordinário


Hey, Nathan aqui com mais um filme.
Extraordinário (Wonder, título em inglês) foi o filme da última cabine de impressa que eu compareci da Aliança de Blogueiros RJ.

“Quando tiver que escolher entre estar certo e ser gentil, escolha ser gentil.”
Sinopse:
Auggie Pullman (Jacob Tremblay) é um garoto que nasceu com uma deformação facial, o que fez com que passasse por 27 cirurgias plásticas. Aos 10 anos, ele pela primeira vez frequentará uma escola regular, como qualquer outra criança. Lá, precisa lidar com a sensação constante de ser sempre observado e avaliado por todos à sua volta.

Sobre o filme:
O filme é baseado no livro de mesmo nome, escrito por Raquel Jaramillo (sob o pseudônimo R. J. Palacio), que eu nunca li e me arrependi, pois achei o filme lindo e não consigo ler depois que já assisti, pois tenho probleminhas.

Voltando ao filme, que começa nos apresentando August e sua família, os pais e sua irmã mais velha Via Pullman (Izabela Vidovic). Nos mostrando o cotidiano de cada membro e como eles lidam com a situação do menino. Ainda mais agora que a mãe o matriculou em uma escola particular ao invés de ensiná-lo em casa como costumava fazer.

Auggie costuma andar de capacete na rua e até a caminho da escola. Ele adora ciências e astronomia, esse foi um dos motivos pelo qual ele queria ir para a escola. A nova escola inclusive tem uma feira anual de ciências. A festa favorita dele é o Halloween, pois ele pode ser outra pessoa e não o menino deformado.

Antes de iniciar as aulas, Isabel e Nate Pullman (Julia Roberts e Owen Wilson) levam o filho para conhecer o ambiente escolar. Chegando lá o diretor Tushman (Mandy Patinkin) pede para Charlotte, Julian e Jack Will apresentarem a escola para o Auggie. Os três alunos serão colegas de classe de Auggie durante o ano letivo.


Na escola, os olhares são sempre curiosos e as crianças não são boas em disfarçar suas emoções. O primeiro dia do garoto na escola não é dos melhores (o de ninguém é mesmo kkkk), mas com o tempo ele acaba se acostuma com tudo.

O colega de classe Julian (Bryce Gheisar) é uma daquelas crianças que sabe manter as aparências na presença de adultos, se faz de bonzinho e implica com Auggie durante as aulas. Já Jack Will (Noah Jupe) é um garoto divertido e logo se torna amigo de Auggie.

A amizade entre os dois é notável, porém durante a festa de Halloween da escola Auggie entra na sala de aula fantasiado de Ghostface (do filme Pânico) e ninguém sabe disso. Ele ouve Jack dizer para Julian que só fingiu ser amigo de Auggie e que preferia morrer do que ter o rosto desfigurado.

Auggie fica muito chateado e as situações de bullying provocadas por Julian se intensificam. O restante do ano ocorre com seus altos e baixos e ele recebe ajuda de outras pessoas. Novas amizades serão formadas e outros desafios precisarão ser superados por Auggie.

*******


O filme conta de maneira bem simples e bonita a trajetória de Auggie. A narrativa do filme é bem dinâmica, alternando o ponto de vista de alguns personagens. O ator Jacob Tremblay (O Quarto de Jack) é cativante e fez jus ao papel, assim como todo o elenco infantil.

Gostei muito da personagem Via, que tem um desenvolvimento bem interessante no decorrer do filme. Ela está na fase da adolescência e tenta lidar com o distanciamento da melhor amiga Miranda (Danielle Rose Russell), o primeiro amor e a superproteção dos pais com o irmão (foi muito fofo ver o quanto ela ama o irmão a ponto de abrir mão da atenção dos pais).

Eu chorei como um bebê numa parte considerável do filme. A atmosfera me lembrou um pouco a série de TV ‘This Is Us’, pois ambos retratam de maneira bem sutil os relacionamentos dos personagens com amigos e família (se não souberem que série é essa, por favor procurem!)


Meu problema com esse filme foram os pais do Auggie, Owen e Roberts que apesar de serem ótimos atores, eles não me convenceram como casal. Eles não têm nenhuma química na tela, isso me incomodou bastante.

O longa foi dirigido por Stephen Chbosky, conhecido por seu trabalho em outra adaptação literária: As vantagens de ser invisível. Ele também foi responsável pelo roteiro do filme live-action A Bela e a Fera de 2017.

Confiram o trailer: 


Um filme emocionante sobre amizade e aceitar a si mesmo, que transmite sua mensagem de maneira encantadora ao espectador. Que nos mostra o quanto uma pessoa pode impactar a vida dos outros.

E assim que assistir, me fala o que achou nos comentários!
xoxo, Nathan


Nenhum comentário

Postar um comentário