Image Map

O Casal Que Mora ao Lado


Hey, Nathan aqui mais uma vez! Hoje vou falar sobre o primeiro thriller da autora Shari Lapena publicado no Brasil pela Record, vamos lá!


SINOPSE: É o aniversário de Graham, e sua esposa, Cynthia, convida os vizinhos, Anne e Marco Conti, para um jantar. Marco acha que isso será bom para a esposa, afinal, ela quase nunca sai de casa desde o nascimento de Cora e da depressão pós-parto. Porém, Cynthia pediu que não levassem a filha. Ela simplesmente não suporta crianças chorando.
Marco garante que a bebê vai ficar bem dormindo em seu berço. Afinal, eles moram na casa ao lado. Podem levar a babá eletrônica e se revezar para dar uma olhada na filha. Tudo vai dar certo. Porém, ao voltarem para a casa, a porta da frente está aberta e Cora desapareceu. Logo o rapto da filha faz Anne e Marco se envolverem em uma teia de mentiras, que traz à tona segredos aterradores.

*******

Apesar de assistir algumas séries e filmes com essa temática, quase não leio nada do gênero suspense/policial/mistério. Eu sou bem lerdo na hora de descobrir o culpado (por isso nem tento hahaha) e sempre me surpreendo quando descubro.

O livro já começa com a criança desaparecida e com a apresentação dos personagens principais. É narrado em terceira pessoa e alterna entre a perspectiva do pai, da mãe e do detetive.

A bebê Cora sumiu de seu berço enquanto os pais estavam num jantar de aniversário com os vizinhos. Como o livro já começa assim, eu já fiquei imaginando que a criança nem existia de verdade, visto que o pai não é muito presente e a mãe tem problemas de depressão pós-parto. Mas logo essa teoria foi descartada.

O melhor personagem do livro é o detetive Rasbach, que é o encarregado do caso do sumiço da menina. Ele é bastante sagaz e real (não consegui arrumar um adjetivo melhor, me desculpem rs). Os pais tornam-se os principais suspeitos do caso, uma vez que só eles tiveram acesso a casa durante a noite e não foi encontrado nem sangue e nem sinais de invasão na residência.

"Rasbach nunca sabe o que esperar quando é chamado para um caso, mas, quando resolve o enigma, nunca se surpreende. Parece ter perdido a capacidade de ser surpreendido. Mas sempre foi curioso. Sempre quis saber." ~página 30

Anne, a mãe da menina, me irritou um pouco no começo do livro. Ela é aquele tipo de personagem que se faz de vítima demais e eu achei ela muito submissa aos pais e ao marido, não curto isso. No decorrer da história explicam o que ela passou na vida, o que nos faz entender melhor o “motivo” dela ser assim. Isso fez dela uma personagem mais interessante ao meu ver.

O marido, Marco, é bem neutro no início da história. Descobrimos que ele não é muito querido pelos sogros e sempre tenta provar ser digno de Anne. O que só piora o clima da situação. Ele fica bem abatido com o desaparecimento da filha e quanto mais tempo os criminosos demoram para fazer contato pedindo resgate, mais segredos vem à tona.

Como o padrasto e a mãe de Anne são milionários, uma quantia em dinheiro é solicitada por meio de uma carta. Daquele tipo, não envolva a polícia e leve o dinheiro até tal lugar. Claro que haverá complicações e eu vou parar por aqui... agora é ler para saber o que acontece :D

“Não é o que todos fazem? Todos não fingem ser algo que não são? O mundo inteiro se baseia em mentiras e trapaças.” ~página 236


Capas internacionais do livro.
Como eu estava louco para descobrir li o livro bem rápido, a narrativa da escritora não deixou a desejar. A leitura é totalmente envolvente. A autora não nos enrolou, perto da metade do livro descobrimos parte do mistério e com isso surgem outras questões, coisas que eu nunca imaginei e que me deixaram de boca aberta.

O único ponto negativo do livro foi não ter explorado tanto os personagens secundários, que no caso são os vizinhos Cynthia e o marido, Graham. Até mesmos os avós ficam bem avulsos no decorrer da história.

O final do livro foi bem satisfatório, portanto leiam sem medo.

E vocês já leram? O que acharam? Me contem!
Xoxo, Nathan

Um comentário

  1. Não tenho lido muitos romances policiais ultimamente... louca pra voltar pro gênero. Esse parece uma boa pedida e a minha dedução vc já descartou (de que o bebê não existe) hahaha Eu sou dessas que tb nunca saca porcaria nenhuma e já to aqui super curiosa pra saber qual é a desse livro hehe
    Beijos, feliz 2018!

    http://www.cafeidilico.com

    ResponderExcluir