Image Map

"Orgulho e Preconceito" - Jane Austen


Oieeeee amores e amoras do meu coração....tudo bom com vocês? Espero que sim...

Hoje nós vamos falar de um verdadeiro clássico...Hoje nós vamos falar de nada mais nada menos que Orgulho de Preconceito, da grande Jane Austen...


Sem mais delongas, bora lá conhecer um pouquinho da história...

O livro conta a história da família Bennet. Essa família é composta pelo Mr. E Mrs. Bennet, e por suas 5 adoráveis filhas: Jane, Elizabeth, Lydia, Mary e Kitty. O sonho de Mrs. Bennet é que suas filhas se casem com homens ricos e de posses.  

Tudo ia bem na cidade de Meryton quando a chegada de visitantes inesperados agitou o povoado. Chega a cidade os amigos Mr. Bingley e Mr. Darcy. Dois jovens ricos e distintos e que despertou logo o interesse de Mrs. Bennet em apresentar suas filhas.  Apesar de muito amigos, Bingley e Darcy são jovens bem diferentes: enquanto Bingley é gentil, amigável e bonito, Darcy é altivo, pouco falante e muito orgulhoso. 

Após um baile onde Bingley e Jane se conhecem melhor e a paixão entre os dois aumenta, Bingley
decide propor Jane em noivado, porém ele deixa repentinamente a cidade, deixando Jane confusa e desapontada. Elizabeth fica convencida de que a irmã de Bingley e Darcy conspiraram para separar os dois, uma vez que eles consideravam quem residisse naquela cidade como caipiras.

A cada dia que passa, Elizabeth tem mais certeza de que Darcy não presta, principalmente quando conhece Mr. Wickham. Wickham conta que fora maltratado por Darcy e que este não cumpriu a ultima vontade do pai, que seria ajudar ao jovem em sua carreira como clérigo. Se Elizabeth já odiava Darcy, agora então mais ainda. Porém, estranhamente Darcy começa a interessar-se por ela.

A vida e o destino unem mais uma vez Darcy e Elizabeth e após alguns desentendimentos, algumas verdades vem a tona, e isso faz com que Elizabeth comece a enxerga-lo com outros olhos e até mesmo ter algum interesse por ele.

Orgulho e Preconceito é um livro que desperta em nós um sentimento muito sublime e que nos mostra que o amor pode chegar no momento e da forma que a gente menos suspeitar.  Faz com que devoremos as paginas para conhecer mais a história de amor de Darcy e Elizabeth. 

*****************************************************************************

Gente, como assim eu fiquei tanto tempo sem ter lido essa obra prima? Sim povo....eu nunca havia lido nada de Jane Austen. Já conhecia as obras de Jane, porém ainda não havia lido. Porém, graças ao evento da Aliança de Blogueiros que ocorreu no mês de Fevereiro, a Editora Nova Fronteira nos deu o privilégio de receber um exemplar de uma edição comemorativa que faz parte da coleção clássicos de ouro.

Para mim que nunca tinha lido, confesso que em alguns momentos eu fiquei um pouco empacada na história. Não porque a leitura fosse ruim, mas sim por se tratar de um livro que fora escrito em 1813, se torna uma leitura bastante rebuscada e por diversas vezes eu tinha que recorrer ao dicionário. Só a titulo de exemplo, uma palavra que é muito mencionada é ADMOESTAÇÃO. Claro que vou colocar aqui a definição pra vocês!!!


Outra curiosidade e que em todas as cartas, eles sempre colocavam Sua, etc. Tentei verificar no google o porque disso, mas infelizmente não encontrei. Se alguém souber e puder me esclarecer eu vou amar....rs

Gente, preciso falar da mãe delas....GZUIZ...QUE MULHER INTERESSEIRA....Ela tava pouco se preocupando se as filhas seriam felizes ou não no casamento, desde que casassem com um homem
rico tava tudo certo. Na realidade, ainda podemos ver muito isso nos dias de hoje, onde o amor é o que menos importa...

O roteiro da história foi muito bem escrito e sempre há algo novo acontecendo, de modo que a história não se torna repetitiva em momento algum. As personagens são tão bem-feitas que parecem ser reais e são encantadoras - não há como não admirar Elizabeth  e não se encantar por Mr. Darcy. Por fim, só tenho a dizer que Austen é mesmo um gênio e serve como um ótimo exemplo para nós hoje em dia. Esse livro me surpreendeu e me cativou de uma maneira única, e sem dúvida alguma se tornou um dos meus favoritos.

Em minhas pesquisas, vi também que já tiveram várias adaptações da obra para o cinema, sendo que a mais famosa foi a de 2005. Vou colocar o trailer aqui para vocês!!


Além das adaptações para o cinema, esse mês estreou na tv uma novela que é baseada no livro. A novela ganhou o nome de Orgulho e Paixão e pelo que já pude acompanhar, ela tá bem fiel ao livro...vale a pena conferir...


Bom, eu simplesmente me apaixonei por Jane Austen e quero muito poder ler as suas outras obras, que são: Razão e sentimento, Emma e Persuasão. Assim que possível eu vou ler e contar para vocês o que achei...rs

Bom meus amores, eu vou ficando por aqui mas com a promessa de voltar o mais rápido possível ok?
Um grande beijo no coração de vocês!!!
Flay



Um comentário

  1. Algumas pessoas vieram até mim criticando os livros de Jane Austen. Pois bem, ela é uma das poucas que vivei naquele período então, ela SABE do que escreve.
    Amo seus livros!


    https://paragostardeler1.blogspot.com.br
    https://paragostardelerbrasil.blogspot.com.br

    ResponderExcluir